5 DICAS PARA MONTAR UM MINI ESTÚDIO




Qual músico não sonha em tocar com sua banda em cima de um palco?

Desde seus primeiros acordes até os mais difíceis arranjos, há sempre um sentimento de expor ao público o que está aprendendo. Porém, para chegar a esse ponto é necessário muito ensaio e bons equipamentos musicais, por isso muitos recorrem aos estúdios de música. 

Com a chegada da pandemia ficou cada vez mais difícil ensaiar em estúdios, por conta do distanciamento social. Então, a solução seria ensaiar na sua própria casa com seus próprios equipamentos. 

E quais seriam esses equipamentos? Onde eu posso encontra-los? É fácil de usar?


Calma... esse post irá para solucionar o seu problema com algumas dicas simples e fáceis de serem feitas.

ESPAÇO
Até mesmo em seu próprio quarto com pouco espaço é possível fazer um mini estúdio. Basta uma mesa de porte médio no canto da parede para suportar os equipamentos necessários.

ACÚSTICA

Materiais como, placas de espuma que impedem o som de se espalhar pelo ambiente são indispensáveis, além de não atrapalhar as pessoas ao seu redor, ajuda na melhora da acústica do quarto, deixando a sonoridade ecoar com melhor qualidade. 

Esse tipo de material é encontrado facilmente em sites de compras online.

COMPUTADOR

Para começar a gravar é preciso ter um PC com algumas especificações como:

  • Processador I5 7TH Gen;
  • Placa mãe Intel 1151;
  • Fonte EVGA ATX 500W;
  • SSD 240 Gb;
  • HD de 1Tb 7200 rpm no mínimo;
  • Memória de no mínimo 8 Gb;
  • Um gabinete de seu gosto
  • Windows 10
  • Teclado
  • Mouse
  • Monitor

----------------------------------------Continua após publicidade---------------------------------------


GANHE 10% DE DESCONTO NO SITE DA VENEZA


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOFTWARE DE GRAVAÇÃO

Um bom software de gravação é aquele que vai atender as suas necessidades, não adianta ter um programa de gravação com várias funções para alguém iniciante que não irá precisar de todas elas. Então vamos mostrar alguns programas e você escolhe qual melhor se encaixa com sua necessidade.                                                                                                                  

Audacity 

É um dos mais utilizados para quem está iniciando nesse mundo de gravações, altamente fácil de usar, bastante intuitivo e podendo fazer várias faixas de gravação. Ele também permite exportar e importar diferentes formatos de arquivos com várias ferramentas de edição. 

Ele é gratuito e está disponível para Windows, Mac e Linux. Link para baixar: https://www.audacityteam.org/download/

Sonar

Este já é um pouco mais profissional, intuitivo e fácil de usar, nele você já vai ter soluções mais avançadas para gravação e edição dos seus áudios. Vale salientar que o SONAR é voltado mais para sons eletrônicos e texturas. 

A versão completa dele é paga mas é disponibilizado a versão de teste gratuita para Windows e Mac. Link para baixar: https://www.bandlab.com/products/cake

Pro Tools
É muito usado em estúdios e na indústria cinematográfica, este já não é tão intuitivo, mas tem todos os recursos que é preciso para gravação, que um estúdio profissional precisa. Uma boa vantagem do Pro tools é que ele possui serviço de nuvem o Avid Cloud Collaboration, com ele você pode compartilhar seus arquivos com o mundo todo, além do marketplace, onde pode ser vendido seus trabalhos feitos com o Pro Tools.

É gratuito no primeiro mês e está disponível para Windows e Mac.


ACESSÓRIOS
Os acessórios de captação de áudio são os responsáveis por mandar o som para o PC, possibilitando a edição do mesmo. Os principais acessórios são:

Microfone condensador: é um dos dispositivos de captação de áudio mais sensíveis e com maior definição de som do mercado atualmente. Por causa disso, ele é usado em estúdios e situações em que é primordial que a qualidade do som seja de alto nível.

Alguns já vem com um mine tripé como por exemplo o MICROFONE SOUNDVOICE CONDENSADOR LITE SOUNDCASTING 1200 e outros se faz necessário comprar um suporte articulado para melhor fixação como por exemplo o MICROFONE BEHRINGER B2 PRO

Interface de áudio: é uma placa de som, geralmente externa, que reduz a latência para um valor baixo o suficiente para nosso cérebro não conseguir percebê-la – ou seja, entre outras coisas, conseguimos gravar nossos instrumentos um sobre o outro sem ficarmos completamente perdidos ritmicamente. Encontramos o KIT INTERFACE DE AUDIO SOUNDVOICE LITE SOUNDCAST KT-300, perfeito para quem está começando a gravar.

Headset: também conhecido como fone operador, fone de cabeça, headphone ou handsfree é um conjunto formado por um fone de ouvido com controle de volume e um microfone acoplado para utilização em computadores multimídia, Você precisará dele para melhor mixar os áudios. O HEADPHONE AKGK414P MINI é uma boa opção de custo benefício.

Monitor de Referência: como produtor musical você precisa de uma referência fiel do que realmente está se passando na imagem estéreo do seu som. Com os Monitores de Referência o som pode soar um pouco mais sujo, menos brilhante, mas isso é bom pois significa que você vai poder identificar o posicionamento de cada instrumento e ajusta-los dentro da ”caixa” que é a música para que um elemento não interfira no espaçamento do outro. A CAIXA JBL CONTROL ONE PAR é uma ótima opção.

 

Agora você já pode chamar seus amigos para gravar aquele som irado com uma boa qualidade do seu próprio quarto, você tem inúmeras possibilidades a partir de agora, tanto de gravar para si mesmo quanto para terceiros e ainda pode tirar uma grana por fora. Muito massa né?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A MELHOR MADEIRA PARA INSTRUMENTOS?