VOCÊ CONHECE A BALALAICA?

 


Você já ouviu falar nesse instrumento?

O Balalaica é um instrumento de origem russa e pode ser encontrado em diversos tamanhos, de 60cm até mais de 2m de altura. A família inclui 5 versões que vai da mais aguda para a mais grave: a balalaica piccolo (muito rara), a prima balalaica, segunda balalaica, balalaica alto, balalaica baixo e balalaica contrabaixo.



A Balalaica prima é tocada com os dedos, a segunda e a alto podem ser tocadas com o dedo ou palheta, já a baixo e contrabaixo sempre são tocadas com uma palheta de couro (as duas últimas possuem um apoio no chão).

No início, lá por volta do século XIX, não havia uma afinação padrão, cada músico afinava da sua maneira ou de acordo com a tradição local. Até que Vassili Vassilievitch Andreev, um músico russo, introduziu um padrão de afinação nos concertos da época (duas cordas uníssonas em “mi” e a outra uma quarta acima em “lá”, esquema de afinação similar ao do bandolim e a do cavaquinho), e assim foi chamada de acadêmica.



Esse instrumento acabou se tornando parte do folclore russo, sendo usado em seus diversos modelos nas orquestras do país. Anos depois, já no século XX, as balalaicas passaram a ser conhecidas fora da Rússia, em vários países da Europa e EUA.

Para muitos, a balalaica pode parecer ser bem estanha por seu formato e tamanhos diferenciados, mas esse instrumento de cordas tem uma história muito longa e faz parte da cultura russa. Veja o vídeo a seguir onde são tocados dois tipos de balalaica.


 

Gostou desse instrumento? Deixe sua opinião aí nos comentários e nos siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos relacionados à música!

 


ACESSE NOSSO SITE: CLIQUE AQUI


Referências: http://www.oportaldasmaravilhas.com.br/blog/que-treco-e-isso/balalaica/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Balalaica#:~:text=A%20balalaica%20sempre%20foi%20muito,m%C3%BAsicos%20que%20faziam%20can%C3%A7%C3%B5es%20sat%C3%ADricas.&text=Devemos%20a%20forma%20e%20afina%C3%A7%C3%A3o,Ivanov%2C%20desenvolveu%20a%20forma%20padr%C3%A3o.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A MELHOR MADEIRA PARA INSTRUMENTOS?