A HISTÓRIA DO UKULELE
Ao contrário do que muitos pensam, o ukulele não surgiu no Havaí, mas sim, foi popularizado lá. A origem desse instrumento veio de Portugal, em uma ilha chamada Madeira, e lá ele nem era chamado de ukulele ainda!
Tá, mas então como ele era chamado?
Acontece que o ukulele é descendente dos instrumentos braguinha, manchete e rajão, populares em Portugal, na época. O nome ukulele ainda hoje não tem sua origem confirmada, no idioma havaiano, ukulele pode significar pulga saltitante, que seria uma referência ao movimento da mão enquanto toca o instrumento. Outro significado é "presente que veio de longe", que seria uma analogia à forma como o ukulele chegou ao Havaí através dos portugueses.
O fato é que o instrumento ficou muito popular através da influência do Rei do Havaí que gostava muito do instrumento e passou a utiliza-lo em cerimônias reais. Logo, o ukulele começou a ficar conhecido em diversos países e ser produzido em tamanhos e tons diferentes.
Após algumas décadas meio esquecido, o ukulele voltou a fazer sucesso e músicas como "What a wonderful world" de Israel Kamakawiwo'ole tocaram no mundo todo, fazendo com que a busca pelo instrumento aumentasse novamente. Além disso, as características desse instrumento o fazem ser uma ótima opção para quem quer iniciar no mundo da música.
Comentários
Postar um comentário